CEOP GIF BRUNO

Z NOVO3


OAB 26 ANOS
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins completou   dia 1º de abril 26 anos. Uma história gloriosa marcada pela luta de advogados abnegados e que faz parte da história do próprio estado do Tocantins.

Nascida no dia 1º de abril de 1989, apenas três meses após a criação do Tocantins, a OAB Tocantins saiu na frente das demais instituições ao se desmembrar de sua célula mater goiana. Como bem lembrou Coriolano Marinho – primeiro presidente da Seccional Tocantinense – em seu discurso histórico na ocasião da inauguração da sede histórica de Miracema no ano passado, “era uma manhã ensolarada de dezembro, e o Tocantins acabara de ser criado. Saindo na frente das demais instituições, 21 advogados visionários endereçaram ao presidente da Seccional Goiana, Felicíssimo de Sena, um telegrama” que seria a certidão de nascimento da OAB Tocantins. Dizia o documento:

Os advogados que esta subscrevem, todos regularmente inscritos nessa secção e no pleno exercício de suas atividades profissionais, tendo em vista o desenvolvimento de nossa região e a necessidade de formarmos uma consciência classista que possa redundar em benefícios da categoria e considerando ainda que o eixo Miracema/ Miranorte já conta com mais de 15 advogados, vimos solicitar a V. Exa. A criação em regime de urgência da subseção da OAB de Miracema/ Miranorte – TO, agregando além dos profissionais destas duas cidades, os de Tocantínia, Barrolândia, Dois irmãos, Araguacema e Novo Acordo. Dizia o texto assinado na época por 21 advogados militantes na região.

Àquela época foram necessárias 15 horas de viagem para que o então presidente da OAB Goiana, Felicíssimo de Sena, e sua diretoria pudessem fundar a Subseção que seria o embrião da OAB Tocantins. Quatro meses depois a Subseção Miracema-Miranorte se desmembraria da OAB/GO.

Coriolano Marinho presidiu a Seccional nos primeiros meses, permanecendo no cargo até junho de 1989. O sucedeu Augusto de Souza Pinheiro, presidente da OAB/TO por dois mandatos, até janeiro de 1995. O advogado Luciano Ayres foi o que ocupou o cargo de presidente da OAB/TO por mais tempo, estando na função por 12 anos, entre fevereiro de 1995 e dezembro de 2006.

SEDE HISTÓRICA


No ano passado a sede da Subseção de Miracema foi ampliada e reformada. O edifício ganhou o nome de Ophir Filgueiras Cavalcante, em homenagem ao presidente da OAB nacional na época da criação da Seccional no estado. O primeiro ato de Ophir Cavalcante ao assumir a presidência da entidade foi desmembrar a OAB/GO fazendo da subseção de Miracema/ Miranorte sede da recém criada Seccional Tocantinense. O advogado Epitácio Brandão é o atual presidente da OAB/TO.

A inauguração do edifício marcou o Jubileu de Prata da OAB Tocantins.


O Diário do Tocantins apoia a liberdade de opinião, mas é contra o uso de termos ofensivos. Os comentários listados abaixo estão sob responsabilidade de seus respectivos autores.

Diario dotocantins 240x240

diario to

ferpam 240x82

durax 240x72

pub diario folha da cidade 270 340

Todos os direitos reservados - Cidade Comunicação LTDA. Contato: falecom @ diariodotocantins.com.br.