CEOP GIF BRUNO

Z NOVO3


OAB 26 ANOS
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins completou   dia 1º de abril 26 anos. Uma história gloriosa marcada pela luta de advogados abnegados e que faz parte da história do próprio estado do Tocantins.

Nascida no dia 1º de abril de 1989, apenas três meses após a criação do Tocantins, a OAB Tocantins saiu na frente das demais instituições ao se desmembrar de sua célula mater goiana. Como bem lembrou Coriolano Marinho – primeiro presidente da Seccional Tocantinense – em seu discurso histórico na ocasião da inauguração da sede histórica de Miracema no ano passado, “era uma manhã ensolarada de dezembro, e o Tocantins acabara de ser criado. Saindo na frente das demais instituições, 21 advogados visionários endereçaram ao presidente da Seccional Goiana, Felicíssimo de Sena, um telegrama” que seria a certidão de nascimento da OAB Tocantins. Dizia o documento:

Os advogados que esta subscrevem, todos regularmente inscritos nessa secção e no pleno exercício de suas atividades profissionais, tendo em vista o desenvolvimento de nossa região e a necessidade de formarmos uma consciência classista que possa redundar em benefícios da categoria e considerando ainda que o eixo Miracema/ Miranorte já conta com mais de 15 advogados, vimos solicitar a V. Exa. A criação em regime de urgência da subseção da OAB de Miracema/ Miranorte – TO, agregando além dos profissionais destas duas cidades, os de Tocantínia, Barrolândia, Dois irmãos, Araguacema e Novo Acordo. Dizia o texto assinado na época por 21 advogados militantes na região.

Àquela época foram necessárias 15 horas de viagem para que o então presidente da OAB Goiana, Felicíssimo de Sena, e sua diretoria pudessem fundar a Subseção que seria o embrião da OAB Tocantins. Quatro meses depois a Subseção Miracema-Miranorte se desmembraria da OAB/GO.

Coriolano Marinho presidiu a Seccional nos primeiros meses, permanecendo no cargo até junho de 1989. O sucedeu Augusto de Souza Pinheiro, presidente da OAB/TO por dois mandatos, até janeiro de 1995. O advogado Luciano Ayres foi o que ocupou o cargo de presidente da OAB/TO por mais tempo, estando na função por 12 anos, entre fevereiro de 1995 e dezembro de 2006.

SEDE HISTÓRICA


No ano passado a sede da Subseção de Miracema foi ampliada e reformada. O edifício ganhou o nome de Ophir Filgueiras Cavalcante, em homenagem ao presidente da OAB nacional na época da criação da Seccional no estado. O primeiro ato de Ophir Cavalcante ao assumir a presidência da entidade foi desmembrar a OAB/GO fazendo da subseção de Miracema/ Miranorte sede da recém criada Seccional Tocantinense. O advogado Epitácio Brandão é o atual presidente da OAB/TO.

A inauguração do edifício marcou o Jubileu de Prata da OAB Tocantins.


O Diário do Tocantins apoia a liberdade de opinião, mas é contra o uso de termos ofensivos. Os comentários listados abaixo estão sob responsabilidade de seus respectivos autores.

Negociação de Dividas Energisa 240x240 2

Web Banner 240x240px Cidade Encantada Energisa PP

ferpam 240x82

durax 240x72

pub diario folha da cidade 270 340

Todos os direitos reservados - Cidade Comunicação LTDA. Contato: falecom @ diariodotocantins.com.br.