CEOP GIF BRUNO

Z NOVO3

Fotos: Zacarias Martins- Ascom/Lagoa da Confusão

 4 Cavalgada Loroty Lagoa da Confusão Foto Zacarias Martins Ascom Lagoa da Confusão 2

Buscando o resgate das tradições dos antigos tropeiros, preservando  suas raízes culturais, bem como, viver uma aventura cheia de emoções pela região do Vale do Araguaia, a quinta edição da Cavalgada Loroty-Lagoa da Confusão aconteceu no último final de semana, e chamou a atenção  por onde passou. O evento foi realizado pelo Governo Municipal de Lagoa da Confusão, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Secretaria de Turismo e Cultura, mas que acabou envolvendo todas as demais secretarias do município.

3 Cavalgada Loroty Lagoa da Confusão Foto Zacarias Martins Ascom Lagoa da Confusão 1

Cavalgando ao lado do deputado estadual Nilton Franco (PMDB), o  prefeito de Lagoa da Confusão, Neto Lino, empolgado com o sucesso do evento desse ano, disse que a realização da cavalgada vai além da pura diversão. Para o prefeito, a cavalgada é um momento especial de grande congraçamento de pessoas que comungam do mesmo gosto de andar a cavalo pelo sertão tocantinense, propiciando também a oportunidade, rever amigos e se deliciar com as belas paisagens pelo caminho, no contato direto com a natureza.

O Trajeto

Foram cerca de 100 quilômetros percorridos pelas várias comitivas de tropeiros, formadas por cavaleiros e amazonas não só de Lagoa de Lagoa da Confusão, mas também, de Pium, Cristalândia, Barrolândia, Paraíso do Tocantins, Marianópolis e Dueré.

A movimentada programação festiva começou na véspera. Os cavaleiros e seus cavalos chegaram à sexta-feira, 03, coloraram a tropa no pasto, guardaram as selas e as esporas, deram uma polida na perneira, na fivela e na argola, jogaram água no pelo e vestiram a roupa de festa.

No sábado pela manhã, os tropeiros e suas comitivasseguiram rumo àaldeia Lankraré, da comunidade dos índios Krahô-Kanela, onde foi servido o almoço. Na oportunidade, o prefeito Neto Lino, acompanhado por vereadores, entregou ao  cacique Mariano Atiokã Ribeiro Krahô-Kanela, um troféu com o símbolo da cavalgada, em agradecimento pelo apoio recebido.

 2 Cavalgada Loroty Lagoa da Confusão Foto Zacarias Martins Ascom Lagoa da Confusão

Após o almoço e um breve período de descanso, as comitivas prosseguiram a viagem  seguindo em direção  à  mata do Formoso, onde atravessaram grandes projetos de plantação de soja.   No final da tarde, chegarem à chácara de Zezinho da Areia,  localizada às margens do rio Formoso. Os participantes da cavalgada desarrearam os cavalos e puderam se refrescar nas águas geladas do rio. À noite teve uma movimentada  festa que perdurou até o dia amanhece, animada  pelo grupo  Forró Doce Mulher e Marcilon do Acordeom.

Festa no domingo

Mal despontou o sol no horizonte pela manhã de domingo,  e  as comitivas de tropeiros da 5ª Cavalgada Loroty-Lagoa da Confusão seguiram seu trajeto rumo à sede do município,  tendo sido feira uma parada na  fazenda de Neuza Avello, do Zé Arão, onde foi servido um churrasco para os participantes e seus convidados.

Já passava das  16 horas quando  as comitivas da cavalgada adentraram à  cidade, tendo à frente  carros de bois  que,  com seu barulho marcante, anunciavam a chegada com sucesso dos bravos aventureiros. Muita gente procurou os melhores lugares ao longo da Avenida Vitorino Panta,  principal via da cidade, para  assistir o desfile das comitivas. Todos queriam recepcionar os chegantes com aplausos e cumprimentos carinhosos. A passarem ao lado da Igreja de Nossa Senhora D'Abadia, os tropeiros receberam a bênção apostólica proferida pelo padre Aurélio Vagner Palmas, pároco local. Em seguida, foram todos para a orla da lagoa, onde foi encerrada a cavalgada.

1 Cavalgada Loroty Lagoa da Confusão Foto Zacarias Martins Ascom Lagoa da Confusão

Mas a parte festiva do evento continuou noite adentro,  com churrasco servido  para os integrantes das comitivas participantes no Lagoa da Ilha Praia Clube, tendo a animação de Marcilon do Acordeom. Enquanto isso, shows musicais também aconteciam na orla da lagoa, atraindo um expressivo público.

 

(Zacarias Martins- Ascom/Lagoa da Confusão)

 

 


O Diário do Tocantins apoia a liberdade de opinião, mas é contra o uso de termos ofensivos. Os comentários listados abaixo estão sob responsabilidade de seus respectivos autores.

durax 240x72

OUTUBRO 6

ferpam 240x82

ENERGISA BANNER SETEMBRO

pub diario folha da cidade 270 340

PROMOVA SEU NEGÓCIO

Todos os direitos reservados - Cidade Comunicação LTDA. Contato: falecom @ diariodotocantins.com.br.