CEOP GIF BRUNO

Z NOVO3

338361 1000

Foi registrada a presença de cerca de 500 visitantes nas Dunas Governo do Tocantins Blitz educativa ocorreu na Unidade de Conservação Atividade teve como finalidade controlar, monitorar, orientar e sensibilizar os visitantes Ação contou com voluntários

Com o objetivo de ordenar a visitação turística nos atrativos que compõem o Parque Estadual do Jalapão (PEJ), foi realizado na Unidade de Conservação, no período de 13 a 16 deste mês, um trabalho de blitz educativa com os visitantes do Parque. Quando foi registrada a presença de cerca de 500 visitantes nas Dunas. A maioria se deslocou do estado do Tocantins, por conta própria ou por meio de operadoras de turismo.

A ação contou com a participação de funcionários do PEJ e da sede do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), órgão gestor da Unidade, além de participantes do Programa Voluntário pela Natureza, instituído pelo Naturatins e Batalhão de Polícia Militar Ambiental do Tocantins (BPMA).

Conforme a inspetora de Recursos Naturais do Instituto, Hellen Flávia Teixeira Cunha, durante o feriado prolongado, quando a visitação foi intensificada, as equipes percorreram os atrativos da região. “Esta atividade teve como finalidade controlar, monitorar, orientar e sensibilizar os visitantes de maneira que eles preservem os atrativos naturais, que possuem uma fragilidade natural do ecossistema local” adiantou.

A inspetora destacou que nesta temporada o Parque Estadual do Jalapão (PEJ), recebeu três voluntárias que se inscreveram no Programa Voluntário pela Natureza, sendo uma de Palmas e duas do município de Gurupi. Ela informou que a operação se repetirá nos próximos feriados prolongados, sendo o do Dia de Tiradentes e o do Dia do Trabalho.

Programa Voluntário pela Natureza

É um programa oficial do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) que possibilita o ingresso de pessoas, que queiram, espontaneamente, colaborar em atividades junto as Unidades de Conservação (UCs) do Estado. Podem participar qualquer cidadão com idade superior a 14 anos, e que tenha interesse em trabalhar nas UCs gerenciadas pelo Naturatins. Será necessária a autorização dos pais para os menores de idade. Os interessados deverão tomar conhecimento da Portaria do Naturatins nº 093, que dispõe sobre o Programa Voluntário pela Natureza.

No endereço https://central3.to.gov.br/arquivo/214097/), o interessado poderá preencher o cadastro. Após o preenchimento, o documento deverá ser enviado para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Depois é aguardar contato do Naturatins para o agendamento de entrevista com técnicos da Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Instituto. Caso seja selecionado, o interessado deve aguardar a convocação.

Tânia Caldas/Governo do Tocantins

 


O Diário do Tocantins apoia a liberdade de opinião, mas é contra o uso de termos ofensivos. Os comentários listados abaixo estão sob responsabilidade de seus respectivos autores.

durax 240x72

assembrleia 240

ferpam 240x82

ENERGISA BANNER SETEMBRO

pub diario folha da cidade 270 340

PROMOVA SEU NEGÓCIO

Todos os direitos reservados - Cidade Comunicação LTDA. Contato: falecom @ diariodotocantins.com.br.