CEOP GIF BRUNO

Z NOVO3

289549_1000.jpg

O Parque Estadual do Jalapão conta agora com 47 novos condutores de visitantes locais. Além de guiar os turistas, os condutores devem contribuir para a preservação e a fiscalização da área do parque. O treinamento, realizado em um curso de 40 horas de duração, abordou conteúdos sobre a prática de trilhas; ética e conduta; legislações turística e ambiental; e primeiros-socorros.

Realizado pelo Governo do Estado do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), em parceria com o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), o curso inicialmente previa 30 vagas, mas devido a grande procura, esse número foi ampliado. Outros municípios turísticos devem receber o mesmo curso.

O superintendente de Desenvolvimento Turístico, James Possapp, explica que uma característica básica do condutor é conhecer bem a região. “O condutor é um profissional, na maioria das vezes da região, que tem amplo conhecimento da biodiversidade - tanto da fauna quanto da flora, dos costumes, da história e de lendas. E, ele deve transmitir um pouco da cultura local para os visitantes”, destacou.

A cada dia, a região turística, conhecida como Encantos do Jalapão, se consolida como um importante destino turístico do País, por isso, é preciso profissionais qualificados para receber os turistas, mas para quem vive na região, o curso é a chance de uma fonte de renda. “É mais uma maneira de inserir a população local, que não teve oportunidade de fazer um curso de guia de turismo, na atividade turística. O ecoturismo, nosso principal segmento turístico, envolve diretamente as pessoas locais na atividade turística”, pontuou James Possapp.

O Curso de Condutor de Visitantes da região do Jalapão foi realizado em Ponte Alta do Tocantins, 157 km de Palmas, e finalizou na semana passada, com a entrega de certificados. Os participantes também assinaram um Termo de Compromisso para a preservação do Parque Estadual do Jalapão com o Naturatins e foram credenciados pelo órgão, que é responsável pelas Unidades Estaduais de Conservação. A lista com os nomes e os contatos dos novos condutores ficará disponível na páginawww.gesto.to.gov.br.

Para quem planeja visitar o Jalapão, James Possapp aconselha: “Os turistas que visitam o Jalapão devem ir acompanhados de um guia ou condutor, pois essa é uma região que demanda experiência na condução de veículos 4X4 e conhecimento da região para deslocamento entre os atrativos. Além disso, a presença de um profissional vai permitir que o turista realmente conheça a região e não simplesmente visite um atrativo e vá embora. Ele terá uma experiência muito mais rica”, ressaltou.

 

 ASCOM

 

O Diário do Tocantins apoia a liberdade de opinião, mas é contra o uso de termos ofensivos. Os comentários listados abaixo estão sob responsabilidade de seus respectivos autores.

Web Banner 230x230px Energisa Dom Orione 2018 3

Banners Sites 240x240

ferpam 240x82

durax 240x72

pub diario folha da cidade 270 340

Todos os direitos reservados - Cidade Comunicação LTDA. Contato: falecom @ diariodotocantins.com.br.