CEOP GIF BRUNO

Z NOVO3

292617_700x450.jpg

Com o tema Fortalecimento e Difusão da Tradição Quilombola, a programação da 3ª Festa da Rapadura, que será realizada nos dias 8 e 9 de julho, na Comunidade do povoado do Prata, no Jalapão, a 386 km de Palmas, reunirá representantes das comunidades quilombolas da região e contará com apresentações de artistas dessas comunidades, como forma de valorizar e divulgar cultura e tradições do Jalapão. 

Na programação, vários artistas locais se apresentarão como a dupla Jalapão e Tocantins, do povoado Boa Esperança; de Dona Santinha, do povoado Mumbuca, que recebeu, pelo Ministério da Cultura, o prêmio de Mestre de Cantigas Antigas de Roda Chata, e o grupo Caretas que fará uma apresentação no último dia da Festa da Rapadura.

 “A proposta é valorizar o artista local e fortalecer a cultura que eles têm. É uma forma de reconhecer a importância desses artistas. As belezas naturais do Jalapão são muito conhecidas, inclusive deram visibilidade ao Estado até fora do País, mas o povo quilombola, que vive lá, ficou esquecido”, considerou uma das representantes das comunidades, Ilana Cardoso, enfatizando a importância do apoio do Estado em dar visibilidade ao evento.

Durante o evento, os visitantes poderão ainda conhecer todo o processo de fabricação da rapadura, que é realizado de forma tradicional a exemplo da moagem da cana em engenhos típicos de madeira e uso de tração animal. Na programação da festa, serão realizadas visitas aos atrativos turísticos do Jalapão, além de rodadas de conversa e apresentações de peça de teatro, desfile, repente e músicas regionais. No local, também funcionará uma feirinha com venda de artesanatos, alimentos e, em especial, a rapadura produzida pela comunidade.

Turismo de Base Comunitária

A comunidade oferece, aos visitantes, a oportunidade de conhecer o Turismo de Base Comunitária, onde os moradores dispõem de acomodação  em ambiente familiar para os visitantes. Interessados em reservas quanto às acomodações para a 3ª Festa da Rapadura podem entrar em contato com a associação pelo telefone (63) 99963-3700.

Promoção

O evento é realizado pela Associação dos Artesãos e Pequenos Produtores Rurais do Povoado do Prata, o evento conta com diversos parceiros e com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden).

Programação

Sexta-feira

8 horas – Café da manhã do quilombo tradicional

9 horas – Demonstrações de moagem de cana-de-açúcar

12 horas – Almoço típico quilombola

14 horas – Rodada de Conversa

16 horas – Roteiro de Turismo de Base Comunitária

17 horas – Visita a feira de artesanato e gastronomia local

19 horas – Jantar típico quilombola

20 horas – Noite cultura

Sábado

8 horas – Café da manhã do quilombo tradicional

9 horas – Demonstrações de moagem de cana-de-açúcar

10 horas - Rodada de Conversa

12 horas – Almoço típico quilombola

14 horas – Demonstrações de moagem de cana-de-açúcar

15h30 – Roteiro de Turismo de Base Comunitária

19 horas – Jantar típico quilombola

20 horas – Noite cultural

 

ASCOM 


O Diário do Tocantins apoia a liberdade de opinião, mas é contra o uso de termos ofensivos. Os comentários listados abaixo estão sob responsabilidade de seus respectivos autores.

Negociação de Dividas Energisa 240x240 2

Web Banner 240x240px Cidade Encantada Energisa PP

ferpam 240x82

durax 240x72

pub diario folha da cidade 270 340

Todos os direitos reservados - Cidade Comunicação LTDA. Contato: falecom @ diariodotocantins.com.br.