CEOP GIF BRUNO

Z NOVO3

289245_700x450.jpg

Com o propósito de discutir ações relativas ao Parque Estadual do Jalapão (PEJ) e seu entorno, ocorreu nessa terça e quarta-feira, 14 e 15, no auditório da sede do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), mais uma reunião ordinária do Conselho Consultivo do Parque Estadual do Jalapão (Copej). No encontro, foram abordados os seguintes assuntos: o Regimento Interno, a atual composição do Copej, o convite para novos membros e a posse do novo Conselho. Também foi detalhado o resultado dos documentos encaminhados pelo Conselho, além do Monitoramento do Plano de Ação.

Ao fim da reunião, foi apresentado o Plano de Trabalho, que dentre os objetivos possui a fomentação do ordenamento da atividade turística nos atrativos do Parque e seu entorno. Na oportunidade, a presidente do Copej e supervisora do PEJ, Aline Vilarinho Aires, destacou ações que devem ser promovidas, a exemplo de encontros entre os proprietários de atrativos naturais, agências e operadoras de turismo, além de órgãos e instituições afins.

“Acredito que devemos promover reuniões entre a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura [Seden], o Naturatins e a prefeitura de Mateiros, para realizarmos o alinhamento e estabelecer estratégias integradas com estas instituições”, disse.

Para a conselheira do Copej e secretária de Meio Ambiente, Saneamento e Turismo de Mateiros, Ana Cláudia Batista, a participação da prefeitura de Mateiros no conselho é de extrema importância, visto que é um instrumento de apoio à gestão municipal. “Conhecendo a realidade do Parque e seu entorno, é mais fácil para o Copej elaborar ações possíveis de acontecer. O conselho tem um caráter consultivo, por isso os conselheiros devem juntar forças para apoiar a gestão e também cobrar as ações, porque depois seremos cobrados”, destacou.

O Conselho Consultivo do Parque Estadual do Jalapão possui 32 membros entre titulares e suplentes, sendo constituído por representantes de empresas públicas, privadas e sociedade civil. A representante do Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra), Conceição Previero, chama a atenção para a participação efetiva dos conselheiros. “Com uma participação constante, teremos um olhar mais diversificado nas questões ambientais. Hoje, a gestão do Parque Estadual do Jalapão trabalha em um movimento em prol de benefícios para o Parque, com a disseminação de ações com anuência do Naturatins e isso é muito importante”, relatou a conselheira.

A gestão do PEJ busca ainda contribuir para a efetividade dos Termos de Compromisso das comunidades residentes no Parque, com ênfase na redução das ocorrências de incêndios florestais. Conforme a presidente do Copej e supervisora do PEJ, Aline Vilarinho Aires, a sua gestão também pretende contribuir para o processo de reconhecimento do Mosaico do Jalapão e o fortalecimento da gestão integrada das áreas protegidas da região.

Unidades de Conservação

Compõe o mosaico as estações ecológicas Serra Geral do Tocantins e do Rio Preto (Bahia); o Parque Nacional Nascentes do Rio Parnaíba (Piauí); Parque Estadual do Jalapão (Tocantins); o Monumento Natural Canyons e Corredeiras do Rio Sono; a Área de Preservação Ambiental (APA) do Rio Preto, a APA Serra da Tabatinga, a APA do Jalapão e a Reserva Particular do Patrimônio Natural Catedral do Jalapão.

O mosaico reúne nove unidades de conservação, que juntas somam mais de 3 milhões de hectares, formando o maior bloco de unidades de áreas protegidas do bioma Cerrado. Deste modo, a proposta, amparada pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), é constituir um mosaico nessa região que abriga o maior conjunto de áreas protegidas no Cerrado e um dos maiores blocos de vegetação nativa remanescente.

ASCOM


O Diário do Tocantins apoia a liberdade de opinião, mas é contra o uso de termos ofensivos. Os comentários listados abaixo estão sob responsabilidade de seus respectivos autores.

durax 240x72

OUTUBRO 6

ferpam 240x82

ENERGISA BANNER SETEMBRO

pub diario folha da cidade 270 340

PROMOVA SEU NEGÓCIO

Todos os direitos reservados - Cidade Comunicação LTDA. Contato: falecom @ diariodotocantins.com.br.