CEOP GIF BRUNO

Z NOVO3

Na última semana a reitora do Centro Universitário UnirG, Lady Sakay, participou de dois eventos: Seminário Mudanças na Formação Médica no Brasil e o XXVIII Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação (ForGRAD) . Os eventos ocorreram em  Brasília (DF).


O Seminário Mudanças na Formação Médica no Brasil foi promovido pelos Ministérios da Educação e da Saúde. O objetivo foi debater melhorias para a formação dos médicos na graduação e residência no País e as novas diretrizes curriculares do curso de medicina no Brasil.


De acordo com Lady Sakay,  participaram do evento cerca de 150 Instituições. “Foi feita a  análise dos dois anos de implantação do Programa Mais Médicos e as metas de expansão de escolas de medicina no Brasil. A proposta é que até  2024 o número de profissionais, que atualmente é de 300 mil, dobre em uma década”, relatou.


Foi discutida também a implantação do contrato Organizativo de Ação Pública Ensino Saúde (COAPES), que deverá ser um convênio entre as escolas de saúde e regiões (municípios e estados) onde os alunos terão que ser inseridos em serviços do SUS, de forma que melhore a capacitação acadêmica em atendimento no serviço público.


“A partir de 2016, está previsto mudanças nas avaliações externas, que ocorrerá a cada dois anos, e participarão os alunos do final do segundo, quarto e sexto anos. A proposta é formar médicos para atenção básica, saúde da família e comunidade. Uma extensão aos números de vagas de residências médicas também foi determinado”, acrescentou a reitora.


Na oportunidade, a reitora disse ainda que as modificações são positivas e visam unificar todas as ações da rede pública por meio do COAPES. Com isso, as alterações servirão para todos os cursos da saúde, e não somente para os médicos.


Em seguida, a reitora participou também do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação (ForGRAD). O encontro reuniu os Pró-Reitores de Graduação, ou ocupantes de cargos equivalentes, das Universidades e Centros Universitários do País.


A finalidade do evento foi a de elaborar políticas e diretrizes básicas que permitam o fortalecimento das ações comuns e inerentes às Pró-Reitorias, em nível nacional e regional.


“Participar de um evento de graduação com a presença de IES de todo Brasil, atualiza as nossas discussões internas e nos dá garantias de que as ações que estamos realizando, estão no caminho certo. Concluímos que precisamos intensificar as ações pedagógicas”, finalizou Sakay.


O Diário do Tocantins apoia a liberdade de opinião, mas é contra o uso de termos ofensivos. Os comentários listados abaixo estão sob responsabilidade de seus respectivos autores.

Negociação de Dividas Energisa 240x240 2

Web Banner 240x240px Cidade Encantada Energisa PP

ferpam 240x82

durax 240x72

pub diario folha da cidade 270 340

Todos os direitos reservados - Cidade Comunicação LTDA. Contato: falecom @ diariodotocantins.com.br.