CEOP GIF BRUNO

Z NOVO3

A deputada federal Josi Nunes(PMDB/TO) comemorou a aprovação do Projeto de Decreto Legislativo 1442/14, da deputada Carmen Zanotto (PPS-SC), que suspende parcialmente a Portaria 1.253/12, do Ministério da Saúde. Tal suspensão evita a recusa do exame de mamografia às mulheres na faixa de idade de 40 a 49 anos no Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo informações, o texto aprovado mantém a mamografia para essa faixa etária com o custeio por meio de recursos do Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (Faec). A emenda aprovada surgiu após um acordo com o Ministério da Saúde, que viabilizou a permanência de outras mudanças feitas pela portaria, mas garantiu o objetivo do projeto. A matéria deve ser votada ainda pelo Senado.

Para Josi, a aprovação do projeto é de extrema importância, já que dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que as taxas de mortalidade por câncer de mama no Brasil continuam elevadas tendo em vista que muitos casos são diagnosticados em estágio avançado. “ A mamografia permite a descoberta da doença ainda em sua fase inicial. Sabemos conforme os dados do Inca que o câncer de mama é o que mais afeta as mulheres, e tem acontecido com grande frequência nesta faixa etária de 40 a 49 anos, porém, quando diagnosticado cedo, as chances de cura chegam até 95% dos casos”, ressaltou a deputada. ( Com informações Portal da Câmara)

 

 


O Diário do Tocantins apoia a liberdade de opinião, mas é contra o uso de termos ofensivos. Os comentários listados abaixo estão sob responsabilidade de seus respectivos autores.

Diario dotocantins 240x240

diario to

ferpam 240x82

durax 240x72

pub diario folha da cidade 270 340

Todos os direitos reservados - Cidade Comunicação LTDA. Contato: falecom @ diariodotocantins.com.br.