CEOP GIF BRUNO

Z NOVO3

366184 520Marcelo Miranda destacou a representatividade socioeconômica da região e do Fórum como uma ferramenta importante para agregar valor a todos os setores da economia que promovem o crescimento do Tocantins. Frederick Borges/Governo do Tocantins

O evento teve início nessa quinta-feira, 31 de agosto, contou com representantes de 28 municípios da região sul do Estado e teve como propósito de discutir os desafios e oportunidades para fortalecer a economia.

Marcelo Miranda destacou o potencial do agronegócio e a representatividade socioeconômica da região, responsável por 38% das exportações do Tocantins em 2016, e citou o Fórum como uma ferramenta importante para agregar valor a todos os setores da economia que promovem o crescimento do Tocantins.

“Quem move a economia são as pessoas, o trabalho, as oportunidades e, aqui, nós temos uma grande chance de discutir e viabilizar ideias e projetos para melhorarmos em outros segmentos, como a indústria, e também a atividade turística, que aquece o comércio, a rede hoteleira, gera emprego e atrai investidores”, pontuou, afirmando que Gurupi é o portal de entrada do Tocantins e constitui um importante polo de atração de investimentos para toda a região.

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura, Alexandro Castro, disse que a exemplo da primeira edição do Fórum, realizado em Guaraí em maio deste ano, a receptividade em Gurupi foi muito grande. "Todos os segmentos organizados se mostraram interessados em estabelecer essa interação com o Governo do Estado".

Ele explicou que nesse primeiro momento foi possível ouvir as demandas da região, a situação atual dos gargalos e as potencialidades que podem ser desenvolvidas. O secretário adiantou que já foi possível perceber que o direcionamento é exatamente de buscar novas cadeias produtivas e, principalmente, verticalizar a produção de modo que a industrialização possa dar essa resposta de crescimento de renda e empregos na região.

“Uma oportunidade para as entidades representativas do setor produtivo e da sociedade mostrarem as suas demandas”. Essa é a avaliação do presidente do Sistema Fecomércio do Estado do Tocantins, Itelvino Pisoni. Segundo ele, “por meio da iniciativa privada podemos mostrar o que estamos fazendo e o que precisamos que o poder público faça", reforçou.

O prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, também compartilhou da mesma opinião. "Não tenho dúvidas da importância desse evento para a busca de alternativas para o crescimento da nossa economia".

Fórum

A iniciativa tem como objetivo a discussão de assuntos que envolvem os desafios enfrentados para uma gestão eficiente, como práticas da vivência administrativa, a captação de recursos e de como aproveitar a cultura e o potencial turístico para promover o desenvolvimento socioeconômico. Palestras, reuniões técnicas, painéis e workshops fizeram parte da programação.

O Fórum de Desenvolvimento Econômico do Tocantins é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), em parceria com Agência de Fomento do Tocantins, Banco do Empreendedor, Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins), Secretaria de Estado do Trabalho e Assistência Social (Setas) e Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), e conta com o apoio do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Tocantins (CDE).

O evento tem o objetivo de criar um ambiente de diálogo entre Estado e agentes capazes de criar medidas viáveis ao desenvolvimento econômico regional.

Parceiros

São parceiros desta edição: Federação da Indústria do Estado do Tocantins (Fieto), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Tocantins (Fecomércio), Federação das Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e Empreendedor Individual do Tocantins (Femicro), Federação das Associações Comerciais e industriais do Estado do Tocantins (Faciet), Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado do Tocantins (Sescoop), Prefeitura Municipal de Gurupi; Associação Comercial de Gurupi; Câmara de Dirigente Logista (CDL); Instituto Federal do Tocantins (IFTO); e Sistema Nacional de Empregos (Sine).

Outras edições do Fórum serão realizadas nas cidades de Araguatins, Dianópolis e Araguaína. A 1ª edição do evento contou com uma média diária de mais de 300 pessoas e ocorreu nos dias 23 e 24 de maio, na cidade de Guaraí, e reuniu municípios da região centro-norte do Tocantins.

O evento contou com a presença do prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, e de outras localidades da região sul do Estado; deputados federais e estaduais; além de representantes de entidades de classe.

Jarbas Coutinho/Governo do Tocantins


O Diário do Tocantins apoia a liberdade de opinião, mas é contra o uso de termos ofensivos. Os comentários listados abaixo estão sob responsabilidade de seus respectivos autores.

ferpam 240x82

ENERGISA BANNER SETEMBRO

durax 240x72

pub diario folha da cidade 270 340

PROMOVA SEU NEGÓCIO

Todos os direitos reservados - Cidade Comunicação LTDA. Contato: falecom @ diariodotocantins.com.br.