CEOP GIF BRUNO

Z NOVO3

Visando a conclusão do inquérito sobre a brucelose e a tuberculose em bovídeos no Tocantins, o Governo do Estado, por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), realiza nesta segunda-feira, 13, em Gurupi, uma reunião de padronização das ações dos inquéritos com os médicos veterinários da Agência que vão atuar nos procedimentos de diagnósticos e aplicação de questionários, durante o estudo.

De acordo com a inspetora de defesa agropecuária do Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose, Regina Barbosa, o objetivo do inquérito é estimar a prevalência da brucelose e tuberculose no Estado, e identificar os principais pontos de risco. “O resultado deste inquérito servirá para o Tocantins elaborar as melhores estratégias para o controle mais efetivo das duas enfermidades” disse ela.

Nas duas regionais, serão testadas 84 propriedades, sendo em Gurupi, 926 testes de tuberculose e 447 de brucelose e na regional de Formoso, 863 de tuberculose e 425 de brucelose.  Em todo o Estado, são 750 propriedades testadas, com estudo em 7.186 animais para a brucelose e 13.381 animais para a tuberculose.

A realização do inquérito no Tocantins conta com o apoio do Fundo Privado de Defesa Agropecuária do Estado (Fundeagro), que tem o objetivo de promover o desenvolvimento e aperfeiçoamento da agropecuária do Tocantins, e na defesa da erradicação da febre aftosa e outras zoonoses. Neste inquérito, o Fundeagro é responsável pelo pagamento de 1/3 do valor das indenizações aos produtores rurais que tenham no estudo, algum animal diagnosticado com tuberculose, pois serão sacrificados, além disso, a entidade também colabora na aquisição de materiais utilizados na análise da tuberculose.

Welcton de Oliveira/Adapec


O Diário do Tocantins apoia a liberdade de opinião, mas é contra o uso de termos ofensivos. Os comentários listados abaixo estão sob responsabilidade de seus respectivos autores.

durax 240x72

banner 300x250

ferpam 240x82

ENERGISA BANNER SETEMBRO

pub diario folha da cidade 270 340

PROMOVA SEU NEGÓCIO

Todos os direitos reservados - Cidade Comunicação LTDA. Contato: falecom @ diariodotocantins.com.br.