CEOP GIF BRUNO

Z NOVO3

Foto: Kennya Victor

homenagem Copia 2

Na noite do dia 03, a câmara de vereadores de Gurupi homenageou a diversas personalidades que residem na cidade com o título de cidadão gurupiense.

O primeiro a ser homenageado foi o Pastor, Sociólogo, Filósofo, Professor e Artista Plástico, Henrique Viegas, que recebeu o título do vereador Ivanilson Marinho, que destacou a importância do trabalho que Viegas tem realizado na capital da amizade, principalmente, na área cultural, sendo que um dos trabalhos do artista tem sido com as crianças.

Viegas agradeceu a homenagem e afirmou estar satisfeito na cidade que o acolheu muito bem. “Gurupi tem feito jus ao título de capital da amizade e aqui tenho tido a oportunidade de realizar um trabalho com muita satisfação. Obrigada Gurupi por ter me acolhido e por me dar oportunidade a cada dia e pretendo retribuir com o melhor de mim. Aprendi a amar Gurupi”, destacou.

A professora Maria da Conceição Teixeira Brito, recebeu homenagem do vereador Dr. Macedo que não pôde comparecer à solenidade e o título foi entregue pelo vereador Jonas Barros, que destacou o trabalho que ela realiza há muitos anos no Colégio Paroquial Bernardo Sayão. “Os gurupienses conhecem a história desse colégio e a professora Maria educa famílias e com esse título esta Casa está homenageando a todos os professores de Gurupi”, disse.

Maria da Conceição Teixeira agradeceu ao reconhecimento e disse orgulhar-se de estar entre os homenageados. “Muito obrigada pelo carinho e pelo reconhecimento ao nosso trabalho junto à comunidade. Nós educadores temos que ser reconhecidos pelo nosso trabalho”, comentou.
O vereador Dr. Macedo também homenageou o diácono Adão Cândido de Oliveira. Ao entregar o título o vereador Jonas Barros, que mais uma vez representou o colega Dr. Macedo, destacou o papel importante que diácono desempenha junto à comunidade masculina. Comentou que ele deixa o conforto da família para dedicar-se à religiosidade do homem. “Diácono Adão ajuda nós homens a descobrir a nossa espiritualidade, a chegar perto de Deus”, expôs.

Lisonjeado, Adão Cândido, agradeceu ao título e o dedicou à sua família, que segundo ele sempre o apoia para realizar o trabalho com os homens de Gurupi. “Minha família me dar cem por cento de apoio. Agradeço ao grupo terço dos homens, pessoas que estão comigo como minha família”, disse.
O vereador Gleydson Nato homenageou ao senhor Jonatas Vieira Rocha, um dos pioneiros de Gurupi que chegou à cidade ainda nos anos 60. “Por estar há tantos anos aqui, por ter constituído sua família nesta cidade, casando aqui e criando os seus filhos aqui, decidi prestar essa homenagem. Admiro muito a sua família. Temos que reconhecer os pioneiros, pessoas que ajudaram a construir essa cidade”, argumentou.
O homenageado agradeceu pelo título e afirmou que só tem a agradecer à cidade onde ele criou os seus quatro filhos e que tem a alegria de tê-los ainda residindo no local. Seu Jonatas, que foi um dos primeiros sapateiros de Gurupi, falou da alegria de ver Gurupi como uma boa cidade para morar e que isso tem a colaboração de todos os moradores.

O primogênito de seu Jônatas, Jonair Rocha, fez uso da palavra e contou um pouco da história de seu pai. “Aos 23 anos de idade, em 1961, aqui chegou Jônatas vindo do Piauí, e escolheu essa cidade para ser sua. Aqui conheceu minha mãe que havia chegado em 1957. Nós somos autênticos pioneiros. Gurupi acolhe e com essa sessão está homenageando àqueles que ajudaram a construir essa cidade no início e àqueles que vão continuar construindo o desenvolvimento”, comentou.

Quem também recebeu a homenagem foi o educador físico, Antônio Carlos Barbazia, conhecido como Pakalolo. O título foi oferecido pelo vereador Ataíde Salgado que destacou as atividades desenvolvidas desde quando chegou em 1991, e logo iniciou seu trabalho como educador, já em 2001 começou a trabalhar no Centro Universitário Unirg, em 2012, foi secretário municipal de Educação, em 2014 foi Coordenador do Dertins, e desde 2015 atua no Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). “Quero te parabenizar por tudo que tem construído nessa cidade”, comentou o vereador.

Pakalolo comentou que são 25 anos nessa cidade e que a primeira escola que trabalhou foi no Colégio Paroquial Bernardo Sayão. Segundo ele, foram 10 anos lecionando e os últimos 15 anos foram dedicados à gestão pública. “Sempre me senti um cidadão gurupiense, e agora estou diplomado. Nesses 25 anos algumas pessoas foram muito importantes na minha trajetória, como a professora Anadete, do Colégio Paroquial, que me acolheu em momento difícil. Eu tive duas pessoas que não posso deixar de citar hoje, o saudoso, João Lisboa da Cruz, ex-prefeito de Gurupi, homem que me deu uma oportunidade muito grande, pois minha primeira experiência na área de gestão foi ele quem me ofereceu. E a outra pessoa que me ensinou muito, foi meu amigo do coração, o professor Valnir de Souza Soares. São pessoas que abriram as portas a mim”, destacou completando também que seu maior bem que é sua família, esposa e filhos, foram conquistados em Gurupi. “Estou muito honrado com esse título e asseguro que vou trabalhar ainda mais por esta cidade”, prometeu.

O último homenageado da noite foi o deputado estadual Mauro Carlesse que recebeu o título do vereador Gleydson Nato que comentou que ele como representante da região Sul tem uma responsabilidade muito grande, principalmente, a partir de 2017, quando assumirá a presidência da Assembleia Legislativa. “O senhor tem muito trabalho a fazer pela nossa cidade”, disse.

Foto Rodrigo Vargas 1 Copia

O deputado expôs que quando veio para Gurupi foi para ampliar seus negócios e aqui estabeleceu-se e constituiu família. “Eu sou gurupiense a partir do momento em que desci nessa cidade. Assumi o sindicato rural onde realizei um trabalho de dois anos, depois disputei uma eleição municipal ao cargo de prefeito, mas eu era muito jovem na cidade, não que eu não tivesse conhecimento da necessidade de Gurupi, mas o povo entendeu que naquele momento eu não poderia ser prefeito. Depois disputei uma nova eleição para deputado estadual, em que fui eleito agraciado com muitos votos de Gurupi. Tenho feito um trabalho pela nossa região, mas somos limitados, nem tudo que gostaríamos de fazer é possível devido sermos legislativo, mas o que posso tem sido destinado à nossa cidade. Sinto-me muito honrado com esse título, pois já era gurupiense de coração agora sou mais ainda”, finalizou.

Heliana Oliveira - Ascom Câmara


Assessoria de Imprensa
Heliana Oliveira - 98413-4825
Kennya Victor - 99236-6367


O Diário do Tocantins apoia a liberdade de opinião, mas é contra o uso de termos ofensivos. Os comentários listados abaixo estão sob responsabilidade de seus respectivos autores.

Negociação de Dividas Energisa 240x240 2

Web Banner 240x240px Cidade Encantada Energisa PP

ferpam 240x82

durax 240x72

pub diario folha da cidade 270 340

Todos os direitos reservados - Cidade Comunicação LTDA. Contato: falecom @ diariodotocantins.com.br.