CEOP GIF BRUNO

Z NOVO3

O RESGATE DA CULTURA DA CIDADE DE 133 ANOS DE HISTÓRIA

IMG 20180211 WA0013 O tradicional Carnaval de Rua de Dianópolis, no Sudeste do Estado, o DianoFolia, voltou em 2018 com o retorno dos blocos de rua, resgatando a cultura popular da cidade que esse ano completou 133 anos de emancipação e traz em sua história a marca como o melhor Carnaval do interior do Tocantins.

A identidade do DianoFolia é marcada por uma cultura dos blocos populares, que envolve o folião com alegria e muita animação. Com o passar do tempo, o estilo do Carnaval popular de Dianópolis foi perdendo sua essência e os blocos foram ficando apenas na história, por isso, esse ano, a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, procurou resgatar a história da festa, trazendo de volta às ruas os blocos tradicionais, como é o caso do bloco do Sapo, que volta à Avenida trazendo seus anfitriões para uma festa que promete agitar a Terra das Dianas.

O bloco Sapo, que traz esse nome devido foliões que residiam em uma rua localizada às margens de um córrego, onde durante a noite devido à umidade, sapos se juntavam em sintonia e coaxavam. O bloco do Sapo volta esse ano trazendo sua irreverencia para o DianoFolia. “Dianópolis merece ter sua história de volta, sua tradição. O nosso povo merece. Queremos trazer de volta a festa tradicional, mostrar para o turista a face cultural que nossa cidade respira há mais de 130 anos. Queremos fazer com que os filhos desta terra se orgulhem cada vez mais de ser a terra do ouro e tradições”, destacou o prefeito Padre Gleibson Moreira, informando que a expectativa é de que durante os cinco dias de festa, cerca de 50 mil pessoas passem pelo circuito da folia, montado na Praça Ana Valente, palco do início do Carnaval de Dianópolis.

Além do bloco do Sapo, o bloco Enxutos também vai para as ruas e avenidas da cidade, subindo e descendo as ladeiras da Terra das Dianas, levando alegria aos foliões com marchinha, e o entrudo, que é a marca da folia de rua da cidade, com a tradição de molhar os foliões.

Outro bloco que volta com tudo para o DianoFolia é o Bostoró, que traz a Caminhada Alcoologica no sábado e no domingo com o carnaval das crianças, com o bloco Bostorozinho. Dentro do circuito da Folia, vem também o bloco Indagaê, onde jovens se reúnem para manter viva a tradição dos blocos de rua, com irreverência e muito pagode.
Também com marca registrada no Carnaval de Dianópolis, o bloco 100% Ordinário, que iniciou com um grupo de advogados, e tem a sede no “bar dos Advogados”, traz para a folia de rua da “Capital do Mundo” como é conhecida Dianópolis, as “marchinhas da velha guarda”, no ponto de encontro dos amigos da Terra das Dianas

Quem também promete resgatar a cultura da folia na Capital do Mundo é o bloco Gato e as Catrevagens, que durante os cinco dias reúnem amigos dianopolinos, hoje espalhados pelos quatro cantos do país e que todo ano retornam a Dianópolis na época da festa momesca para celebrar a amizade e brindar a alegria.
Famoso por sua festa com shows nacionais, o bloco Zorra também é patrimônio da cultura do DianoFolia, comemorando nove anos de tradição no Carnaval da Capital do Mundo.

Uma novidade do DianoFolia também é o bloco Colonos da Garganta, um grupo de agricultores que vieram do Sul do Brasil para colonizar a região conhecida como “Garganta”, na divisa do município de Dianópolis com a Bahia. Os Colonos da Garganta vêm no domingo de Carnaval e desfilam pelas ruas da cidade com máquinas agrícolas, molhando os foliões, em uma brincadeira que já virou tradição no Carnaval da Cidade. Tudo isso regado ao churrasco gaúcho e muito chopp.

O DianoFolia começou nesta sexta-feira, com a Caminhada da Paz, com concentração na Praça Liberato Póvoa a as 7h00 e em seguida com o Carnaval da Inclusão, no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) com a integração dos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), CRAS e CREAS.
À noite, a folia aconteceu no clube da Melhor Idade, com a Festa a Fantasia da Melhor Idade, onde aconteceu a escolha do Rei Momo e Rainha do DianoFolia 2018 com a entrega da chave da cidade aos vencedores do concurso.


PROGRAMAÇÃO OFICIAL DIANOFOLIA 2018

DOMINGO 11/02

16H CARNAVAL DAS CRIANÇAS E DA INCLUSÃO COM PARTICIPAÇÃO DA APAE, CAPS E CRAS (CIRCUITO DA FOLIA)
16H CARNAVAL DOS BOSTOROZINHOS E BALÃO MÁGICO
16H BANDA DOS MIRINDIBINHAS (PALCO PRINCIPAL)
20H BANDA SWING NOSSO (PALCO PRINCIPAL)
20H DESFILE DE TODOS OS BLOCOS (SAPO, 100% ORDINÁRIO, GATO E AS CATREVAGENS, BOSTORÓ E INDAGAÊ) CIRCUITO DA FOLIA
23H FREDERICO & LORENZZO (PALCO PRINCIPAL)
02H DJ MATHEUS CRUZ
DIA D DOS BLOCOS DE RUA – SAPO, 100% ORDINÁRIO, COLONOS DA GARGANTA E GATO E AS CATREVAGENS


SEGUNDA-FEIRA 12/02
09H CONCENTRAÇÃO ENXUTOS (BAR DO JOEL SEGUINDO PELAS RUAS DA CIDADE ATÉ O CIRCUITO DA FOLIA) - (ENTRUDO DO ENXUTOS)
16H WALTINHO E BANDA
19H SALA DE LUXO (PALCO PRINCIPAL)
21H DEIVINHO E BANDA (PALCO PRINCIPAL)
23H SAIDDY BAMBA (PALCO PRINCIPAL)
02H DJ AUGUSTO (LEM) (PALCO PRINCIPAL)
DIA D BLOCOS DE RUA – GATO E AS CATREVAGENS, ENXUTOS E 100% ORDINÁRIO

TERÇA-FEIRA 13/02
16H DJ AUGUSTO (LEM - PALCO PRINCIPAL)
19H FORRO PILEK (PALCO PRINCIPAL)
21H PAGODART (PALCO PRINCIPAL)
23H WALTINHO E BANDA
DIA D BLOCOS DE RUA – GATO E AS CATREVAGENS, 100% ORDINÁRIO E ZORRA (LAVAGEM DO ZORRA/ENTRUDO) RUAS E AVENIDAS


O Diário do Tocantins apoia a liberdade de opinião, mas é contra o uso de termos ofensivos. Os comentários listados abaixo estão sob responsabilidade de seus respectivos autores.

Diario dotocantins 240x240

diario to

ferpam 240x82

durax 240x72

pub diario folha da cidade 270 340

Todos os direitos reservados - Cidade Comunicação LTDA. Contato: falecom @ diariodotocantins.com.br.