CEOP GIF BRUNO

Z NOVO3

CNBB IMIGRANTES


Questões relacionadas à realidade dos migrantes e refugiados no país foram tratadas em reunião, dia 14 de agosto, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da Conferência, dom Leonardo Steiner, reuniu-se com o secretário nacional de Justiça e presidente do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), Beto Vasconcelos, com a diretora do Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), irmã Rosita Milesi, e a secretária executiva do Setor Mobilidade Humana da CNBB, irmã Claudina Scapini.

Entre os assuntos debatidos, foi apontada a necessidade de avanços em políticas públicas, ações e iniciativas de recepção, tendo em vista a acolhida e inserção dessas pessoas na vida em sociedade. Foram destacadas outras urgências, como maior intervenção do Governo Federal na proteção dos direitos dos migrantes que chegam pela região norte do país.

As lideranças falaram, ainda, sobre a aprovação de uma nova Lei de Migrações, que assegure os direitos humanos e atenda às necessidades atuais da realidade migratória, cada vez mais presente no Brasil.

Respeito ao ser humano

Durante a reunião, dom Leonardo apontou a ausência de políticas públicas voltadas à população migrante e refugiada. Para o bispo, falta tratamento equitativo e justo, em favor dos mais necessitados e em situação de vulnerabilidade. “É uma questão essencial para tratarmos com dignidade e no devido respeito à condição de seres humanos, criados à imagem de Deus, como todos os seres humanos”, apontou dom Leonardo.

Foram sugeridas, ainda, pelos representantes do Conare e do IMDH, a promoção de campanhas de sensibilização e compreensão do fenômeno migratório, com o apoio da CNBB.

Dom Leonardo assinalou a presença da Igreja no acompanhamento e assistência aos migrantes e refugiados. Disse que a Conferência dos Bispos continuará colaborando com as diversas iniciativas da sociedade em defesa dos direitos dos menos favorecidos.

Fotos: CNBB com informações e fotos do IMDH.


O Diário do Tocantins apoia a liberdade de opinião, mas é contra o uso de termos ofensivos. Os comentários listados abaixo estão sob responsabilidade de seus respectivos autores.

Mídias Sites 240x240

ferpam 240x82

diario do tocantins OBRAS PELA CIDADE 240x570 1

durax 240x72

pub diario folha da cidade 270 340

Todos os direitos reservados - Cidade Comunicação LTDA. Contato: falecom @ diariodotocantins.com.br.