CEOP GIF BRUNO

Z NOVO3

Parna da Chapada dos Veadeiros Foto Vihh Flickr 600x400 Copia


O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros está na lista dos parques que serão concedidos à iniciativa privada. 

A crise financeira tem afetado não só as unidades de conservação estaduais, mas também, as federais. Contratos não renovados, salários atrasados, falta de repasse de verbas são alguns dos problemas apresentados e que têm prejudicado gravemente a gestão das unidades.

A fim de solucionar esse impasse, o Ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, anunciou dia 24 de novembro, no “Parques do Brasil”-- evento que discute a gestão e o futuro dos parques públicos do país -- que o governo planeja, ainda este ano, iniciar projetos de concessões para a iniciativa privada os parques nacionais de Brasília, do Pau Brasil, na Bahia e da Chapada dos Veadeiros, em Goiás.

O evento também contou com a presença do presidente do ICMBio, Ricardo Soavinski, que afirmou para a imprensa que o instituto enfrenta um déficit orçamentário de aproximadamente R$ 60 milhões. José Sarney Filho afirmou que com a concessão para a iniciativa privada, a ideia é criar melhores condições para o estabelecimento de pequenos e grandes negócios, como acampamentos, alojamentos, pousadas e hotéis, além de lojas, lanchonetes, restaurantes e circuitos para atividades físicas a fim de “atingir um novo patamar de desenvolvimento e de gestão das unidades de conservação”. Ricardo Soavinsky afirmou que estudos sobre a possibilidade de concessão para aproximadamente 12 unidades de conservação do país estão sendo levantados, entre elas estão o Parque da Serra da Bocaína, Lençóis Maranhenses e Chapada dos Guimarães.

Fonte original: Estadão


O Diário do Tocantins apoia a liberdade de opinião, mas é contra o uso de termos ofensivos. Os comentários listados abaixo estão sob responsabilidade de seus respectivos autores.

Negociação de Dividas Energisa 240x240 2

Web Banner 240x240px Cidade Encantada Energisa PP

ferpam 240x82

durax 240x72

pub diario folha da cidade 270 340

Todos os direitos reservados - Cidade Comunicação LTDA. Contato: falecom @ diariodotocantins.com.br.