CEOP GIF BRUNO

Z NOVO3

Foto: Gregory "Slobirdr" Smith

QWX.jpg

Esta será a primeira contagem após a saída da Jubarte da Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas de Extinção. 

Na próxima segunda-feira (17) começa a contagem da população da baleia jubarte (Megaptera novaeangliae) na costa brasileira. Durante 10 dias consecutivos, pesquisadores a bordo de um bimotor sobrevoarão os locais de ocorrência da espécie numa área que vai da cidade de Natal (RN), passando por Salvador (BA) e Vila Velha (ES), até chegar ao Rio de Janeiro (RJ). Este é o terceiro mapeamento realizado pelo Projeto Baleia Jubarte, que realiza o feito a cada três ou quatro anos.

O cumprimento do prazo de 10 dias depende de condições metereológicas que possibilitem o bimotor percorrer o litoral com segurança. O sobrevoo acontece a 500 pés de altitude, o equivalente a cerca de 152 metros de altitude.

A data escolhida confere com o período de reprodução da espécie, que ocorre entre julho e novembro. A Jubarte tem um comportamento de expor a nadadeira caudal acima da superfície por um longo período de tempo. Algumas baleias chegam a ficar 15 minutos na posição, com a cabeça submersa. O comportamento facilita, e muito, o avistamento e contagem da espécie.

Esta será a primeira contagem após a saída da Jubarte da Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas de Extinção. No último censo, realizado em 2011, foram contabilizadas 11.400 baleias. A expectativa é que essa população equivalha a 50% do tamanho anterior ao começo da caça industrial.

“Os resultados do censo permitem visualizar a sobreposição da ocorrência das jubartes com as frotas pesqueiras, rotas de embarcações comerciais, plataformas de petróleo, dentre outras. Esta iniciativa ampliará o conhecimento e contribuirá com as ações do governo brasileiro para a gestão da zona costeira e marinha do país”, diz Márcia Engel, coordenadora do Projeto Baleia Jubarte.

 

POR:ECO


O Diário do Tocantins apoia a liberdade de opinião, mas é contra o uso de termos ofensivos. Os comentários listados abaixo estão sob responsabilidade de seus respectivos autores.

Web Banner 230x230px Energisa Dom Orione 2018 3

Banners Sites 240x240

ferpam 240x82

durax 240x72

pub diario folha da cidade 270 340

Todos os direitos reservados - Cidade Comunicação LTDA. Contato: falecom @ diariodotocantins.com.br.