CEOP GIF BRUNO

Z NOVO3

ivc 1A proposta, assim como indicado nas DGAE, é a aplicação da Iniciação à Vida Cristã com inspiração catecumenal. “Já no documento conciliar Sacrossantum Concilium a Igreja propunha-se a dar passos em direção à Iniciação à Vida Cristã com inspiração catecumenal.

Neste ano, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil irá realizar a sua 55ª Assembleia Geral. O encontro anual do episcopado brasileiro será em Aparecida (SP), entre os dias 26 de abril e 5 de maio. O tema central abordará a “Iniciação à vida cristã”. Em preparação para a reflexão da temática, uma comissão foi montada e elaborou um texto que será debatido pelos bispos durante os dez dias de trabalho, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Após receber contribuições, a segunda versão do documento foi enviada nesta semana aos membros da CNBB.

A iniciação à vida cristã é uma das cinco urgências da ação evangelizadora da Igreja no Brasil para o período de 2015 a 2019. As Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) apontam a necessidade de desenvolver nas comunidades do brasil “um processo de iniciação à vida cristã, que conduza ao encontro pessoal com Jesus Cristo, no cultivo da amizade com Ele pela oração, no apreço pela celebração litúrgica, na experiência comunitária e o compromisso apostólico, mediante um permanente serviço ao próximo”, em consonância com o Documento de Aparecida.

Neste sentido, o arcebispo de Curitiba (PA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, dom José Antônio Peruzzo, que também presidiu a Comissão do Tema Central, explica que os redatores trabalharam para elaborar um documento que sirva de estímulo às mais ampliadas lideranças comunitárias e eclesiais, “na implementação de caminhos evangelizadores que contemplem experiências consistentes e vivenciais de encontro com o Senhor”.

Dom Peruzzo explicou ainda que esta segunda versão do texto, mais unificada na sua redação, foi largamente abreviada. “Não se pretendeu um documento com todas as completudes que a temática comporta. Afinal não é uma obra para fins acadêmicos”, considera.

A proposta, assim como indicado nas DGAE, é a aplicação da Iniciação à Vida Cristã com inspiração catecumenal. “Já no documento conciliar Sacrossantum Concilium a Igreja propunha-se a dar passos em direção à Iniciação à Vida Cristã com inspiração catecumenal. Em importantes documentos sobre Evangelização e Catequese a temática se reapresentou. Passou quase desapercebida nas assembleias do episcopado latino-americano. Mas, graças a Deus, surgiu com grande força em Aparecida”, sublinha dom Peruzzo.

O arcebispo recorda com gratidão as “muitas, promissoras e criativas experiências” de Iniciação. Ele, porém, reconhece que há um caminho longo a percorrer no sentido do desenvolvimento do processo que será estudado durante a Assembleia Geral deste ano. “Há que mudar mentalidades, há que crescer na integração entre catequese e liturgia, há que envolver a inteireza das comunidades. Mas o caminho já começou, há muitos sinais”, pontua confiante.

O que é

A iniciação à vida cristã é, objetivamente, todo processo de conhecimento e encontro com Jesus Cristo e de inserção na comunidade cristã. Ela contempla também três sacramentos que formam unidade: batismo, eucaristia e crisma (confirmação).

Por CNBB


O Diário do Tocantins apoia a liberdade de opinião, mas é contra o uso de termos ofensivos. Os comentários listados abaixo estão sob responsabilidade de seus respectivos autores.

Web Banner Super Liga da Energia 240x240px Energisa

Mídias Sites 240x240

ferpam 240x82

diario do tocantins OBRAS PELA CIDADE 240x570 1

durax 240x72

pub diario folha da cidade 270 340

Todos os direitos reservados - Cidade Comunicação LTDA. Contato: falecom @ diariodotocantins.com.br.