CEOP GIF BRUNO

Z NOVO3

ARAGUACEMA

A inconfundível Aragucema na praia da Gayvota

Com programação diversificada, temporada de praias tem início neste final de semana

Márcio di Pietro / Arquivo SedeturPraia da Gaivota, em Araguacema, é uma das maiores do Estado Praia da Tartaruga, em Peixe, fica próxima à Ilha do Tropeço, com 365 illhotas Em Pedro Afonso, Eco Praia Rio Sono conta com bares e espaço para montagem de barracas Praias de Araguacema são ideais para quem gosta de aliar natureza e muito agito

Com uma programação diversificada que contará com atrações regionais e outras de renome nacional, começa a partir desta sexta-feira, 3, em praticamente todos os municípios tocantinenses que possuem atrativos turísticos, a Temporada de Praias 2015. As estruturas contam com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), e do governo federal, através do Ministério do Turismo e da Assembleia Legislativa, via emendas parlamentares dos deputados.

Tendo como eixo temático os rios Araguaia e Tocantins, as praias sazonais também acontecem em demais corpos hídricos do Estado, aproveitando a potencialidade turística aliada à tranquilidade e à segurança das cidades tocantinenses. Além das belezas naturais, a temporada de praia movimenta a economia local, gera renda e postos de trabalho a milhares de pessoas em estabelecimentos como pousadas, restaurantes, bares e pequenos comércios, durante os meses de julho e agosto.

Segundo o secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Eudoro Pedroza, o turista que aqui chega tem a oportunidade de aproveitar várias praias fluviais de águas limpas, mornas e de uma beleza ímpar. “Convidamos todos a passarem as férias e aproveitarem as praias tocantinenses, mas com responsabilidade ambiental, não jogue lixo nas praias e nos rios, porque devemos preservar nossas belezas naturais para que possamos usá-las de novo nos próximos anos. Faça do Tocantins a sua praia”, disse o secretário.

Parcerias

Este ano, a Sedetur contará com parceiros importantes na divulgação e na realização da temporada de praias, como a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), a Secretaria da Educação (Seduc), a Agência de Fomento, o Procon, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), a Polícia Militar Ambiental, a Odebrecht Ambiental/Saneatins e os municípios realizadores de temporada de praias.

Pesquisa e Educação Ambiental

Durante os dias de lazer, serão aplicados questionários nos municípios de Araguatins, Araguacema, Pedro Afonso, Peixe e Tocantinópolis, visando identificar o perfil dos turistas e visitantes. Já para levantar a discussão ambiental durante a temporada de praias, a Semarh vai realizar nos municípios de Araguacema, Araguatins, Pedro Afonso e Tocantinópolis, o projeto “Praia Consciente”, onde serão capacitados mobilizadores locais que deverão atuar de maneira educativa orientando banhistas e usuários dos equipamentos de lazer sobre as questões ambientais e de sustentabilidade.

Principais praias tocantinenses  

Eco Praia Rio Sono - Pedro Afonso (a 173 km de Palmas) - Rio Sono – região nordeste. É um dos points da Temporada de Praias 2015. A estrutura construída em uma ilha conta com bares e restaurantes, espaço para construção de barracas, banheiros químicos, quadras para voleibol e futebol, área de camping e palco. Acesso pela BR 153, BR 235 e TO 010.

Praia da Gaivota - Araguacema (a 275 km de Palmas) – Rio Araguaia – região centro-oeste. É uma das maiores praias tocantinenses em extensão e beleza. Por isso, é muito visitada pelos turistas na temporada de férias. A praia é ideal para quem gosta de aliar lazer, natureza e muito agito. Nesta época do ano, muitas pessoas praticamente mudam para a praia que conta com iluminação, água tratada, telefone público, internet, palco, pista de dança, barracas de alimentação e área de camping. Acesso pela BR 153, TO 245, TO 080 ou TO 370.

Praia da Tartaruga – Peixe (a 320 km de Palmas) – Rio Tocantins - região sul. A Praia da Tartaruga está a 15 minutos de barco da cidade e fica próxima à Ilha do Tropeço, com 365 ilhotas. Tem grande concentração de quelônios. Oferece área de camping em meio à infraestrutura básica. Há também a Praia do Peixe, com 3 km de areias brancas e opções para a pesca e canoagem. Acesso pela BR 153, BR 242, TO 220.

Praia Porto Real – Porto Nacional (a 66 km de Palmas) – Rio Tocantins – região central. Os banhistas podem desfrutar das estruturas com barracas de alimentação e bebidas, palco para shows, atividades de lazer e esporte, atendimento de saúde e segurança. Acesso pela BR 153, BR 242 e TO 050.

Praia Ponta da Areia – Araguatins (a 660 km de Palmas) – Rio Araguaia - extremo norte do Estado. Lá, o Rio Araguaia está margeado por rica fauna e flora. Outras opções são as praias do Raimundo e São Bento. Acesso pela BR 153 até Darcinópolis, em seguida pela TO 134 até a BR 230 (Transamazônica), e daí até a cidade de Araguatins.

Principais programações:

Araguacema

10 de julho - Banda Nevada

11 de julho – Menina Faceira

17 de julho – Grupo É Dipherente

18 de julho – Chicabana

23 de julho – Pagode Cia Celebrai

24 de julho – Gabriel Gava

25 de julho – Papazoni – Aricia Silvia, panicat do programa Pânico na TV – participação especial no Miss Veraneio 2015

28 de julho – Banda Clave/Walmireno Show

Caseara

10 de julho – Thiago Costa

11 de julho – Lapada de Luxo

17 de julho – Cristiano Matos e Daniel

18 de julho – Banda Capim Cerrado / Marcelo Linares

25 de julho – Mistura Louca / Banda Brotos

26 de julho – Pagodão AS

31 de julho – Forró Pancadão dos Mulecks/ Forró Garota Suada

1º de agosto – Serrado Elétrico ao Vivo/ Banda Mistura Brasileira

Pau D’Arco

11 de julho – Grupo É Dipherente

18 de Julho – Felipe e Matheus

25 de julho – Balagandaya

1° de agosto – Paulo Victor e Gabriel

Pedro Afonso

03 de julho – Balançai

04 de julho – Saiddy de Bamba

05 de julho – Axerife

10 de julho – Grupo É Dipherente

11 de julho – Cleber e Kauã

12 de julho – Menina Faceira

14 de julho – Gabriel Gava

18 de julho – Balagandaya

19 de julho – Chicabana

24 de julho – Grupo Kente

25 de julho – Suíte de Luxo

26 de julho – Kuarto de Empregada

31 de julho – Pagodão S/A

1º de agosto – Timbalaiê

Peixe

04 de Julho – Grupo É Dipherente

11 de Julho - Banda Pé de Moleque/Banda Skema do Brasil/Banda Motoca Show

17 de Julho - Grupo Eskala /Dezinho dos Teclados

18 de Julho - Banda Papazzoni

25 de Julho - Gabriel Casttro / Banda Swing Envolvente/ Banda Nevada

26 de Julho - Suíte de Luxo

1° de Agosto - Banda Prestígio Show e mais tops DJs e locutores

Porto Nacional

04 de julho – Banda Nu Comando

05 de julho – Psirico

11 de julho – Doce Balanço

12 de julho – Marcelo & Adriano

18 de julho – Quebraê / Ronário dos Teclados

19 de julho – Harmonia do Samba

25 de julho – Chiclete com Banana

26 de julho – Banda Açaí

1° de agosto – Parangolé

02 de agosto – Maycon & Companhia

Wherbert Araújo / Núcleo Sedetur


O Diário do Tocantins apoia a liberdade de opinião, mas é contra o uso de termos ofensivos. Os comentários listados abaixo estão sob responsabilidade de seus respectivos autores.

Negociação de Dividas Energisa 240x240 2

Web Banner 240x240px Cidade Encantada Energisa PP

ferpam 240x82

durax 240x72

pub diario folha da cidade 270 340

Todos os direitos reservados - Cidade Comunicação LTDA. Contato: falecom @ diariodotocantins.com.br.