CEOP GIF BRUNO

Z NOVO3

Doação de Leite Hospital Dom OrioneBuscando promover a conscientização acerca da importância do aleitamento materno, o Hospital Dom Orione preparou uma programação especial para a Semana Estadual de Doação de Leite Humano, celebrada entre os dias 19 e 25 de maio. Serão realizadas diversas ações em Araguaína para chamar a atenção da sociedade sobre este assunto que é fundamental para a saúde e desenvolvimento do bebê.

Buscando promover a conscientização acerca da importância do aleitamento materno, o Hospital Dom Orione preparou uma programação especial para a Semana Estadual de Doação de Leite Humano, celebrada entre os dias 19 e 25 de maio. Serão realizadas diversas ações em Araguaína para chamar a atenção da sociedade sobre este assunto que é fundamental para a saúde e desenvolvimento do bebê.

De acordo com o diretor presidente do Hospital Dom Orione, Padre Jarbas Assunção Serpa, a semana comemorativa é de suma importância para incentivar o aleitamento materno e a doação de leite. “Nossa unidade detém o selo de ‘Hospital Amigo da Criança’ justamente por adotar práticas e procedimentos de incentivo ao aleitamento materno. Essas práticas precisam ser cada vez mais difundidas para que os bebês tenham uma vida mais saudável”, justificou.

A programação conta com atividades internas e externas. No domingo, 21, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, será realizada a “Hora do Mamaço”, uma ação com a presença de mães doadoras de leite e mães nutrizes que amamentarão seus filhos. Na ocasião a equipe do Hospital Dom Orione irá ministrar uma palestra sobre a importância da doação de leite humano.

Do dia 22 ao dia 26 serão realizadas palestras nas Unidades Básicas de Saúde Palestras sobre as vantagens da amamentação para mãe e bebê, o manejo clínico e a importância da Visita Guiada para as gestantes conhecerem todo o trajeto que irão percorrer no Hospital no dia do parto.

Também entre os dias 22 e 26 serão expostos stands na recepção central do Hospital Dom Orione para divulgar sobre a importância da semana para colaboradores e comunidade em geral. Na ocasião serão entregues panfletos e arrecadação de frascos de vidros, destinados ao armazenamento do leite doado. A atividade será realizada ainda no ITPAC, nos dias 22, 24 e 26, com a colaboração dos alunos do curso de Enfermagem.

O Banco de Leite

Um suporte para gestantes e puérperas, o Banco de Leite Humano do Hospital Dom Orione atua no incentivo da amamentação, contribuindo para a redução da mortalidade infantil e fortalecimento dos indicadores de saúde das crianças. Por meio de atividades em grupo e visitas nos leitos, as mães recebem orientações sobre a importância e benefícios do leite materno para os recém-nascidos.

Outra atividade fundamental do setor é a coleta do leite materno daquelas mães que produzem mais do que seus filhos consomem. As mães recebem um kit contendo um frasco de vidro, touca e máscara e são orientadas sobre como fazer a coleta. Após a pasteurização e um rigoroso processo de controle de qualidade, o leite é destinado para os bebês prematuros da UTI Neonatal e Unidade Canguru, e também para aqueles que por algum impedimento, não podem ser amamentados pela mãe.

Em 2016, o Banco de Leite Humano do Hospital Dom Orione distribuiu 667,8 litros de leite, uma média de 50,65 litros por mês. O setor realizou ainda 13.307 atendimentos individuais e 1.581 atendimentos em grupo.

Por Rodrigo Martins


O Diário do Tocantins apoia a liberdade de opinião, mas é contra o uso de termos ofensivos. Os comentários listados abaixo estão sob responsabilidade de seus respectivos autores.

Diario dotocantins 240x240

diario to

ferpam 240x82

durax 240x72

pub diario folha da cidade 270 340

Todos os direitos reservados - Cidade Comunicação LTDA. Contato: falecom @ diariodotocantins.com.br.