CEOP GIF BRUNO

Z NOVO3

Equipe compete na etapa nacional em João Pessoa/PB de 06 a 09 de novembro, após conquistarem vaga vencendo a fase estadual.

foto divulgação sesi No Tocantins, a Escola SESI de Araguaína foi campeã no nível 1 (estudantes do Ensino Fundamental), modalidade que irá defender na Paraíba com os alunos Regimar Negreiro e Sérgio Gabriel Silva.Foto divulgação SESI.

A equipe do Serviço Social da Indústria (SESI) embarca nesta segunda-feira, 05/11, para a capital da Paraíba, João Pessoa, onde representa o Tocantins em uma das modalidades da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) que acontece de 06 a 09 de novembro no Centro de Convenções da cidade. A competição reúne os campeões das etapas estaduais de todo País. No Tocantins, a Escola SESI de Araguaína foi campeã no nível 1 (estudantes do Ensino Fundamental), modalidade que irá defender na Paraíba com os alunos Regimar Negreiro e Sérgio Gabriel Silva.

Os professores Ulisses Parreira e Elver Chagas e a diretora da Escola SESI, Carmelita Cavalcante integram a equipe técnica que acompanha os alunos na competição. A OBR é uma olimpíada científica que utiliza da temática da robótica para estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas e identificar talentos.

Desde 2015, a Escola SESI de Araguaína teve êxito em todas as etapas estaduais da Olimpíada conquistando vaga e bons resultados nas etapas nacionais, a exemplo do 12º lugar em 2016 em Recife/PE. O professor e coordenador do projeto, Ulisses Parreira, explica que a expectativa deste ano é ficar entre os 5 primeiros colocados.

Para participar da competição, os alunos desenvolvem robôs que devem realizar a missão traçada para a etapa sob a avaliação de técnicos que conferem pontuação a critérios como assertividade e melhor tempo. As melhores performances seguem na competição dividida em baterias.

Os vencedores da OBR disputam a RoboCup, maior evento de robótica do mundo. A OBR é apoiada pelo Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia, CNPq e Capes. Eventos nacionais de robótica, como a Competição Brasileira de Robótica (CBR), congressos e simpósios nas áreas de Robótica e Inteligência Artificial, acontecem simultaneamente à competição realizados pelas sociedades científicas que apoiam a OBR.

Por Priscila Cavalcante

Serviço: Assessoria de Imprensa SESI (63) 3229-5775


O Diário do Tocantins apoia a liberdade de opinião, mas é contra o uso de termos ofensivos. Os comentários listados abaixo estão sob responsabilidade de seus respectivos autores.

Diario dotocantins 240x240

diario to

ferpam 240x82

durax 240x72

pub diario folha da cidade 270 340

Todos os direitos reservados - Cidade Comunicação LTDA. Contato: falecom @ diariodotocantins.com.br.