CEOP GIF BRUNO

Z NOVO3

Homenagem foi concedida pelo Instituto Ayrton Senna aos municípios que alcançaram metas e resultados importantes para educação pública brasileira

araguina inst. airton sena

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia 24, foi o dia que  Araguaína celebrou  ! O trabalho desenvolvido pelos gestores e educadores do município foi reconhecido e homenageado como referência pelo Instituto Ayrton Senna, nesta manhã, em São Paulo. Ao todo, 11 cidades receberam o prêmio "Excelência em Educação’, sendo Araguaína a única do Tocantins. Participaram da solenidade o prefeito Ronaldo Dimas, o secretário da Educação, Jocirley de Oliveira, e a coordenadora dos Programas de Correção de Fluxo, Ana Alice Costa.

“Estamos muito felizes e agradecidos. Esse reconhecimento é resultado de um trabalho intenso da equipe e de investimentos na área. Ao todo, no ano passado, investimos 40% do Orçamento Municipal nos profissionais da Educação e na estrutura das escolas, consequentemente, o retorno veio. Isso é só o começo. Ainda temos muito por fazer”, ressalta o prefeito Ronaldo Dimas durante a cerimônia de entrega do prêmio.

Durante o evento, os 11 municípios que atingiram o patamar e superaram as metas, firmaram parceria com o Instituto para daqui em diante inovar e compartilhar as boas práticas. No período da tarde, serão apresentados os ‘cases’ premiados, o novo modelo de atuação, os próximos passos e desafios dos gestores e educadores.

A presidente do instituto Ayrton Senna, Viviane Senna, em seu discurso, ressaltou que é de responsabilidade de todos educar o aluno com competências e habilidades para a vida toda. “Temos que trabalhar a educação integral para que o aluno se prepare de forma plena para os desafios que encontrarão ao longo da vida. Ele precisa saber trabalhar em equipe, ser colaborativo, ter persistência e disciplina. E trazer a educação para o século XXI, pois é nesse que eles vão atuar. Conto com vocês para inovar e compartilhar esta prática”, pontuou Viviane.

O secretário da Educação do município, Jocirley de Oliveira, explicou como chegaram ao resultado. “Alcançamos indicadores que foram fundamentais para conquistarmos o prêmio. Tivemos, por exemplo, a evasão zero na primeira fase do ensino fundamental e a redução da distorção idade-série. Com isso, agora são referência para todas as cidades do Brasil”, finalizou.

Indicadores

Em Araguaína os indicadores positivos foram: evasão zero na primeira fase do Ensino Fundamental; evolução da porcentagem de alunos com aprendizado adequado em matemática, que em 2007 era de 10% e em 2013 passou para 37%; redução da taxa de distorção idade-série que era de 14% em 2006 baixou para 9% em 2013; e salto no Índice de Desenvolvimento da Educação (IDEB) de 4,3% em 2007 para 5,4% em 2013.

Foi avaliada também a execução de projetos pedagógicos voltados para a aprendizagem dos alunos com perfis para programas como: Gincanas Interativas, Olimpíada Estudantil (Língua Portuguesa, Matemática e Astronomia), Dia “D” da Leitura, Semana Educação Para a Vida, Recreio Dirigido, Educação Ambiental, Educação para o Trânsito e Jovem Empreendedor Primeiros Passos.

Instituto Ayrton Senna

O Instituto é uma organização sem fins lucrativos que atua há mais de 20 anos na educação pública e trabalha para ampliar as oportunidades de crianças e jovens. A missão é levar educação de qualidade para as redes públicas de ensino no Brasil, por meio de políticas e práticas flexíveis que se adaptam a diversos contextos e efetivamente impactam a aprendizagem dos estudantes.

Autor: Ascom


O Diário do Tocantins apoia a liberdade de opinião, mas é contra o uso de termos ofensivos. Os comentários listados abaixo estão sob responsabilidade de seus respectivos autores.

durax 240x72

assembrleia 240

ferpam 240x82

ENERGISA BANNER SETEMBRO

pub diario folha da cidade 270 340

PROMOVA SEU NEGÓCIO

Todos os direitos reservados - Cidade Comunicação LTDA. Contato: falecom @ diariodotocantins.com.br.